16 de Agosto de 2022
Reitor da Unifesp participa de ato pelo desbloqueio do orçamento das Ifes
Nelson Sass participou de ato por desbloqueio de orçamento e se reuniu com parlamentares e reitores das Ifes paulistas
O reitor da Unifesp, Nelson Sass, participou na manhã de hoje (22) do Ato pelo Desbloqueio do Orçamento das Universidades Federais, organizado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e pela Frente Parlamentar pela valorização das Universidades Federais, realizado no Salão Nobre da Câmara dos Deputados. O reitor esteve acompanhado, no ato, pelo assessor de Relações Institucionais da Unifesp, Dan Rodrigues Levy.

Estavam presentes, também, diversos reitores de Universidades e Institutos Federais de todo o Brasil, bem como, parlamentares de vários partidos políticos de diferentes regiões do país e muitas entidades científicas e acadêmicas em defesa da universidade pública, gratuita e socialmente referenciada.

De acordo com a Andifes, as instituições sofrerão uma perda de R$ 220 milhões em recursos que serão remanejados para outros órgãos para pagamento de despesas obrigatórias. Este cenário pode trazer graves consequências às universidades e institutos federais, afetando diretamente as atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Encontro com parlamentares e reitores das Ifes paulistas
No mesmo dia, o reitor se reuniu com o senador Marcelo Castro (MDB-PI), relator da Lei Orçamentária Anual de 2023, acompanhado do reitor da UFABC, Dácio Matheus, da reitora da UFSCar, Ana Beatriz de Oliveira, do reitor do IFSP, Silmário Batista dos Santos e do ex-deputado Newton Lima. A pauta foi apresentar as dificuldades enfrentadas pelas Ifes paulistas relacionadas aos bloqueios no orçamento para o funcionamento das instituições.

Em seguida, o reitor, Nelson Sass, reuniu-se com o deputado Paulo Teixeira (PT-SP) e alguns parlamentares da Bancada Paulista para discutir a possibilidade de ajuda financeira permanente ao Hospital São Paulo, hospital escola da Unifesp.
22/06/2022 14:29