25 de Junho de 2022
Curso sobre iniciação à meliponicultura promove aula prática de manejo de abelhas
Ocasião foi marcada pela inauguração do meliponário de abelhas nativas sem ferrão
A primeira turma do Curso Básico de Iniciação à Meliponicultura, uma iniciativa do projeto de extensão Pró-Mel, esteve presente no meliponário de abelhas nativas, instalado na Unidade José de Filippi do Campus Diadema da Unifesp, sob a responsabilidade das docentes Michelle Manfrini Morais Vatimo e Fabiana E. Casarin dos Santos, ambas do Departamento de Biologia e Ecologia Evolutiva, para a aula prática de manejo das abelhas sem ferrão e inauguração do meliponário, ocorridas no início de abril.

O curso foi criado para incentivar a inclusão social, preservação do meio ambiente e segurança alimentar por meio da meliponicultura – criação de abelhas sem ferrão – em comunidades carentes. Ele faz parte do acordo de cooperação técnica celebrado entre a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas (ICAQF/Unifesp) - Departamento de Ecologia e Biologia Evolutiva (DEBE) - Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução (PPGEE) e a Fundação Kunito Miyasaka/Parque Ecológico Imigrantes.

“As abelhas nativas sem ferrão representam uma importante riqueza da entomofauna brasileira – termo da Zoologia para especificar as espécies de insetos de uma determinada região –, participando como forte preservadora do ambiente e manutenção das espécies ali existentes. Sendo assim, essas ações irão contribuir com a comunidade, além da expansão e o sucesso da atividade de meliponicultura e polinização, melhorando o habitat urbano e aproximando a população das atividades de meliponicultura”, detalha a professora Fabiana.

A ação contou com a participação do Rotary Club de São Bernardo do Campo e da Instituição CAMP SBC, os quais formalizam apoio ao projeto com a missão de capacitar pessoas para transformarem o conhecimento adquirido em alternativa de renda, sustentabilidade econômica e autonomia social. O curso tem ainda a ajuda das mestrandas Laís Calpacci Araújo e Patrícia Miranda Pinto, do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia, Juliana Abud Quagliano, do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução, e dos discentes Yuri Ribeiro Diogo e Diego de Jesus Cerqueira, ambos do Campus Diadema da Unifesp.

Fotos: arquivo pessoal

23/05/2022 10:11