25 de Junho de 2022
Unifesp recebe visita de parlamentares
Deputados Paulo Teixeira e Alexandre Padilha participam de eventos e ouviram demandas da universidade e do HSP/HU Unifesp

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) recebeu a visita dos deputados federais Paulo Teixeira e Alexandre Padilha (ambos do PT/SP). Em pauta, estavam questões envolvendo a universidade e também o Hospital São Paulo, hospital universitário (HSP/HU Unifesp).

No dia 25 de abril, o deputado federal Alexandre Padilha participou de um evento de confraternização de entrega da fase 1 da reforma das instalações do Departamento de Medicina Preventiva da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp), localizado no 4.º andar do Edifício Octávio de Carvalho do Campus São Paulo, e que contou com recursos oriundos de emendas do parlamentar.

Além do deputado, participaram do encontro o reitor da Unifesp, Nelson Sass, o diretor e vice-diretora acadêmicos do Campus São Paulo, Ramiro Anthero de Azevedo e Ieda Maugeri, o diretor da EPM/Unifesp, Fulvio Scorza, a chefe do Departamento de Medicina Preventiva, Rosemarie Andreazza, a diretora administrativa do campus, Sinara Farago, o assessor de Relações Institucionais, Dan Levy, e demais servidores(as) docentes e técnicos(as) administrativos(as) do departamento.

No dia 13 de maio, o deputado federal Paulo Teixeira (PT) acompanhou o plantio de mudas no projeto de extensão Horta Medicinal Brasilândia, desenvolvido pelo Campus Diadema e que contou com o apoio de recursos de emenda do parlamentar. Junto com Raiane Assumpção, vice-reitora da Unifesp, Anderson da Silva Rosa, pró-reitor de Assuntos Estudantis, Taiza Stumpp Teixeira, pró-reitora de Extensão e Cultura, Dan Levy, assessor de Relações Institucionais, e Eliana Rodrigues, docente do Campus Diadema e coordenadora do projeto, o grupo plantou mudas em um terreno preparado dentro do centro comunitário, justamente onde no passado era utilizado como local de descarte irregular de lixo.

Na mesma data, foi realizada uma reunião entre o deputado e os representantes da Reitoria, na qual houve o compromisso do parlamentar em aportar emenda em 2023 para projetos estratégicos da universidade, especificamente para ações de ensino, pesquisa e extensão, que atuam com o ensino médio e que promovam o encontro de saberes acadêmicos e populares, além do compromisso em realizar uma ampla articulação para a ampliação do orçamento para permanência estudantil nas universidades públicas federais.

Já no dia 16 de maio, Teixeira foi ao Hospital São Paulo (HSP/HU Unifesp) onde se reuniu com Nelson Sass, reitor da Unifesp, Nacime Mansur, superintendente do HSP, Fulvio Scorza, diretor da Escola Paulista de Medicina (EPM) e presidente do ConsEHSP, Alexandre Balsanelli, diretor da Escola Paulista de Enfermagem (EPE), Janine Schirmer, vice-diretora da EPE, David Pares, diretor da Unidade Gestora Hospital Universitário/Unifesp, além de Dan Levy, assessor de Relações Institucionais, Larissa Beltramim, assessora de Gestão e Normas e do professor do Departamento de Neurologia e Neurocirurgia Ricardo Centeno. Na ocasião, o deputado ouviu as demandas mais urgentes por recursos para a manutenção do hospital e sugeriu a elaboração de uma breve agenda com outros parlamentares num esforço conjunto que busque soluções para a sustentabilidade do hospital.

18/05/2022 11:12