20 de Janeiro de 2022
Faça agora sua adesão à Funpresp pelo Sigepe
Você, servidor do Executivo federal, sabia que está deixando de ganhar dinheiro para a sua aposentadoria todos os meses por não ser participante da Funpresp? Principalmente se você é do Regime de Previdência Complementar e ganha acima do teto do INSS (R$ 6.433,57). No seu caso, o órgão onde você trabalha contribui com o mesmo valor que você deposita mensalmente na sua aposentadoria – ou seja, de cara, você dobra seu investimento todos os meses. Faz sentido perder esse dinheiro?

Uma das formas mais fáceis de aderir à Funpresp é pelo Sigepe, o Sistema de Gestão de Pessoas. Até o dia 31/01/22, quem acessar o ambiente, vai se deparar com uma janela tipo pop up, onde haverá a pergunta se ele deseja aderir ao plano ExecPrev (exclusivo para servidores do Executivo federal). Em seguida, será preciso confirmar a decisão.

Ao aderir, você passará a ser participante a partir de 1º de fevereiro de 2022 e terá até 31 de março de 2022 para escolher o regime de tributação. Não se preocupe, pois a Funpresp vai te encaminhar um e-mail explicando como proceder. Mas a comunicação será feita pelo endereço cadastrado no Sigepe. Para atualizá-lo, entre em contato com a gente pelo faleconosco@funpresp.com.br ou ligue para 0800 282 6794.

As vantagens em aderir:

- Rentabilidade competitiva: enquanto os investimentos da Funpresp renderam 8,87% entre janeiro e outubro de 2021, o PGBL teve alta de 2,86%, os títulos públicos subiram 1,05% e a poupança, 2,27% no mesmo período;
- Por ser uma Entidade sem fins lucrativos, 100% da rentabilidade da Funpresp é revertida para os participantes;
- Cobertura por morte e invalidez;
- Cobrança de uma única taxa, a de carregamento, usada para custear despesas administrativas. Ela começa em 7% e cai até 2,5% conforme aumenta o tempo que o servidor passa na Fundação;
- Possibilidade de deduzir as contribuições à Funpresp do imposto de renda;
- Possibilidade de escolher como investir o próprio dinheiro de acordo com um dos quatro Perfis de Investimentos;
- Acesso a empréstimos com taxas mais baixas que as praticadas no mercado e a outros produtos exclusivos, como o programa de cashback.

Mas por que confiar na Funpresp?

Apesar de ser um fundo de pensão como tantos outros, a Fundação tem diferenças que a tornam mais segura, moderna e confiável. Basta conhecer a Entidade para constatar.

Os planos de benefícios são do tipo contribuição definida, ou seja: o participante contribui com um valor mensal numa conta exclusiva e, quando chegar o momento da aposentadoria, vai usufruir daquele montante que acumulou ao longo da vida laboral. Esse modelo é diferente do tipo benefício definido, em que se define um valor mensal a ser pago na aposentadoria, mas que sobrecarrega a saúde financeira da Entidade.

Na Funpresp, os participantes são eleitos para compor metade de cada um dos quatro conselhos decisórios e também podem votar em seus representantes. A transparência é um dos valores da Fundação, que sempre estimula o engajamento dos servidores nas decisões da Entidade.

03/12/2021 13:51