25 de Junho de 2017
Meditação ajuda a diminuir insônia em mulheres que usam medicamentos para dormir, indica estudo da Unifesp
Um estudo inédito realizado pelos departamentos de Psicobiologia e de Medicina Preventiva da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) com mulheres que usam medicamentos controlados para dormir revelou que a prática de meditação mindfulness (atenção plena) tem efeitos positivos no combate à insônia.

Participaram deste estudo 16 mulheres com histórico de uso prolongado de medicamentos para dormir. Metade do grupo realizou encontros semanais de ensinamentos de técnicas de meditação, enquanto a outra metade participou apenas de palestras e rodas de conversa sobre o uso de tranquilizantes.

Após dois meses, 75% das mulheres que fizeram técnicas de meditação conseguiram parar completamente o uso de medicação. As outras 25% reduziram o uso de remédios para 1/4 do que utilizavam ao início do estudo. Já no outro grupo que não utilizou a técnica de meditação, apenas 25% das mulheres deixaram de usar remédios para dormir.

“Todas as medidas de bem-estar, estresse, sono, qualidade de vida, ansiedade e satisfação sexual das mulheres do grupo de meditação se mantiveram estáveis, com uma tendência à melhora, mesmo passando pelo processo de retirada do medicamento, que geralmente leva a um aumento de sintomas negativos”, explica Víviam Vargas de Barros, psicóloga e pesquisadora do estudo.

Segunda etapa do estudo busca novas participantes

Os pesquisadores buscam mais voluntárias para a segunda fase do estudo. Podem participar mulheres a partir de 18 anos, de nacionalidade brasileira, alfabetizadas e que estejam usando medicamentos como o Zolpidem, Zaleplom e Zopiclone, ou tranquilizantes do tipo benzodiazepínicos para dormir nos últimos três meses, com frequência de pelo menos quatro vezes por semana. São exemplos desses tranquilizantes: Diazepam, Clonazepam, Bromazepam, Alprazolam, Flunitrazepam, Flurazepam e Midazolam.

As interessadas em participar podem entrar em contato pelo telefone (11) 5549-2500, durante o horário comercial.

04/02/2015 13:30