26 de Setembro de 2017
Em cerimônia de transmissão de cargo, Profª Soraya Smaili assume reitoria da Unifesp
Evento reuniu representantes de toda a universidade e autoridades políticas que demonstraram apoio à atual gestão
Diante da comunidade universitária e autoridades políticas, a Profª Soraya Shoubi Smaili recebeu das mãos do Prof. Walter Manna Albertoni o barrete branco, em gesto que simbolizou a transmissão de cargo de reitor da Universidade Federal de São Paulo, durante evento que aconteceu na manhã de 26 de fevereiro, no Teatro Marcos Lindenberg.

Compondo a mesa da cerimônia também estavam a vice-reitora Valeria Petri, Prof. Gustavo Balduíno (Andifes), deputado federal Ivan Valente, deputado estadual Adriano Diogo, vereador Gilberto Natalini e, representando o Governo do Estado, o coordenador de ensino superior João Carlos Ferrari Corrêa.

Com breve discurso que abriu a sessão, o Prof. Walter Manna Albertoni salientou o processo pelo qual a Unifesp se consolida cada vez mais como uma instituição plena de ensino superior. “A universidade está sempre em construção, ela é construída por cada setor, cada departamento, por docentes, alunos e servidores”, disse o ex-reitor desejando sorte à sucessora.

Após a assinatura do termo de posse no livro de atas do Consu (Conselho Universitário), o Prof. Álvaro Nagib Attalah também saudou a nova reitora, destacando seu espírito lutador, sua atuação intelectual engajada e sua biografia sempre atrelada a uma rica produção científica. Disse ser perceptível o perfil de luta de Soraya e sua habilidade e experiência no debate de ideias e argumentos. “É uma pessoa capaz de dar atenção às necessidades dos novos campi e garantir condições ao desenvolvimento de toda Unifesp”, disse ele.

Na sequência, a reitora da Unifesp Profª Soraya Smaili discursou dando destaque ao programa que contempla os desejos de mudança que sustentaram sua eleição, reconhecendo a disponibilidade da gestão anterior para a realização de uma transição harmônica e dialogada. “Pretendemos que esse seja o marco inicial de nossa gestão que será marcada pela escuta, pelo diálogo, pelas respostas concretas, e principalmente, pelo aprimoramento de nossa capacidade institucional de planejamento e eficácia”, afirmou a reitora, que garante atuar por uma Unifesp cada vez mais reconhecida como uma instituição comprometida com a transformação social e com a mais alta qualidade acadêmica em todas a áreas do saber.

Por meio de telegrama lido durante o evento, o vice-presidente da República, Michel Temer, expressou seus cumprimentos. “Transmito a minha saudação à Sra. Reitora da Unifesp. Desejo-lhe sucesso no comando desta importante reitoria e me coloco às ordens”.

O deputado federal Ivan Valente deu ênfase ao perfil engajado da reitora. “A Professora Soraya Smaili tem uma tradição de luta, organização e mobilização por uma universidade pública de qualidade. É uma pessoa ética, que vai fazer uma gestão transparente, democrática e participativa, só isso já é um tremendo salto de qualidade”, reconheceu Valente.

Já o vereador Gilberto Natalini, ex aluno da Escola Paulista de Medicina, reconheceu o processo eleitoral realizado, no qual Soraya Smaili recebeu 39% dos votos. “A democracia venceu porque foi a vontade da comunidade universitária que prevaleceu. A Professora Soraya é uma pessoa muito capaz para encarar todos os desafios de sua gestão”, disse Natalini.

Por parte da comunidade da Unifesp, o superintendente do Hospital São Paulo, José Roberto Ferraro, mostrou-se animado com o atual momento da universidade. “As expectativas são positivas, a Professora Soraya já esteve em contato conosco e nos deu abertura para o diálogo, será uma gestão muito comprometida com o nosso Hospital”, disse Ferraro.








26/02/2013 18:10
Copyright ©2006-2013 - Departamento de Comunicação Institucional - Universidade Federal de São Paulo
Rua Sena Madureira, 1500 - 4º andar CEP 04021-001 - Tel.: (11) 3385-4116