11 de Dezembro de 2018
Unifesp e Prefeitura de SJC assinam contrato de execução das obras do Campus no Parque Tecnológico
A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e a Prefeitura Municipal de São José dos Campos apresentaram nesta quarta-feira, 28 de dezembro, o projeto de construção do Campus da Universidade nas instalações do Parque Tecnológico da cidade durante solenidade ocorrida no Parque Tecnológico. Na ocasião, também foi assinado o contrato de execução das obras com a empresa Paulitec, vencedora da licitação.

Participaram do evento o Prefeito Municipal, Eduardo Cury (PSDB, SP), o Deputado Federal Carlinhos Almeida (PT, SP), o Diretor do Parque Tecnológico, Dr. José Raimundo, os Pró-reitores de Planejamento, Prof. José Luiz Gomes do Amaral e de Assuntos Estudantis em exercício, Profa. Juliana Cespedes, e o Diretor do ICT da Unifesp em São José dos Campos, Prof. Armando Milioni.

As obras terão início a partir de janeiro de 2012 e o prazo previsto para a construção é de 18 meses. Os investimentos previstos são de R$ 62,5 milhões, que incluem a construção de dois blocos. Juntos, somam mais de 20 mil m2 de área construída, terraplenagem, estacionamentos, preparação do terreno de 126 mil m2 para futuras expansões, construção da praça esportiva, vestiários e área de lazer.

De acordo com o diretor do ICT (Instituto de Ciência e Tecnologia da Unifesp em São José dos Campos), Armando Zeferino Milioni, “essas obras são de suma importância para o processo de expansão da Unifesp na região. Com elas, poderemos contar com infraestrutura completa, da biblioteca ao restaurante universitário, passando pelas salas de aula e laboratórios acadêmicos, o suficiente para abrigar nossos docentes, servidores e alunos de graduação e pós-graduação até pelo menos 2015, quando uma nova expansão será necessária.”

O Parque Tecnológico de São José dos Campos é um dos mais ativos do Sistema Paulista de Parques Tecnológicos. “A oportunidade de atuação em parceria com empresas, institutos de pesquisa e demais entidades de ensino superior — presentes na estrutura do Parque — é muito vantajosa, pois propicia sinergia profissional, ganhos em escala, uso compartilhado de equipamentos e oportunidades de aplicação em estudos”, explica o diretor.”

Em protocolo assinado em 23 de fevereiro deste ano, a Prefeitura Municipal assumiu o compromisso de doar áreas adicionais para as demais fases da expansão do ICT na mesma região do Parque. De acordo com o plano decenal da Unifesp para o ICT, que abrange o período 2011-2020, ao término da implantação desse plano a instituição contará com 300 servidores, 500 docentes, 5.000 alunos de graduação e 1.500 de pós-graduação.

“Uma de nossas maiores metas na Educação sempre foi a de ampliar o número de vagas em universidades públicas. Tenho convicção de que, unindo a vocação tecnológica de São José dos Campos à oferta de ensino superior de qualidade, estaremos garantindo um futuro brilhante aos nossos jovens e, consequentemente, à nossa cidade”, destaca o prefeito de São José dos Campos, Eduardo Cury.

“A área do Parque Tecnológico que receberá a Unifesp é ampla e fica em uma região de muito verde, que abriga outras instituições de ensino. Desta forma, São José dos Campos brevemente contará com uma verdadeira Cidade Universitária”, finaliza Milioni.

29/12/2011 11:05