1 de Dezembro de 2020
Unifesp abre inscrições para o curso de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução
Os interessados têm até o dia 1º de julho de 2011 para se inscreverem
A Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) está ampliando sua atuação em diferentes áreas, incluindo Ciências Biológicas e Ambientais. Por este motivo, acaba de abrir inscrição para o programa de Pós-Graduação na área de concentração da CAPES em Ecologia e Evolução no Campus Diadema.

Os interessados deverão se inscrever pelo link http://www.unifesp.br/home_diadema/posgrad/ecoevo, entre 30 de maio a 1º. de julho de 2011 e entregar a documentação necessária na secretaria do Programa de Pós- Graduação em Ecologia e Evolução, das 9 às 13 horas, que fica na rua Artur Riedel, 275, em Diadema. Os requisitos necessários para pleitear as bolsas estão disponíveis no link do Campus.

O programa possui uma quota de 16 bolsas CAPES-REUNI, com validade até dezembro de 2012 e duas bolsas da CAPES-Demanda Social, de 24 meses. Os alunos, classificados no exame de ingresso, terão precedência na concessão destas bolsas. Cada contemplado deverá conhecer as normas de concessão estabelecidas pelas agências financiadoras (CNPq/CAPES). Outras bolsas poderão ainda ser pleiteadas pelo orientador junto a outras Instituições, como a FAPESP.

“Estudar a biodiversidade dentro de um contexto ecológico e evolutivo é fundamental para o entendimento do funcionamento dos ecossistemas e das paisagens, bem como dos processos de especiação e extinção, tendo implicações diretas para a implantação de estratégias de conservação em diferentes escalas espaço - temporais. Um profissional com diploma de mestrado em ecologia e evolução está preparado para atuar no desenvolvimento de pesquisa básica e aplicada, gerando conhecimento sobre a biodiversidade brasileira e atuando, direta ou indiretamente, na sua conservação. Dependendo de sua especialização, o candidato poderá atuar também como docente em cursos de biologia e áreas afins, nas áreas de ecologia e evolução.” explica uma das desenvolvedoras do programa e coordenadora do Departamento de Ciências Biológicas do campus Diadema, Samantha Koehler .

A Unifesp conta com um corpo docente jovem, altamente qualificado e de formação diversa, abrangendo as mais diferentes áreas dentro da Ecologia e Evolução, tais como eco-fisiologia, etnobiologia, citogenética, genética de populações, filogeografia, ecologia de populações, interações ecológicas, filogenia, sistemática, paleontologia, ecologia de comunidades, ecologia de paisagens, biogeografia e conservação. Os alunos terão a oportunidade de conhecer e aprofundar as bases teóricas e empíricas que permitem descrever e compreender padrões e processos ecológicos e evolutivos determinantes para a geração, manutenção e conservação da diversidade biológica, além de atuar nos diversos pontos de interface entre essas duas áreas, tanto em termos conceituais quanto metodológicos.

“Nosso objetivo é formar profissionais capazes de formular perguntas, testar hipóteses e solucionar problemas nas áreas de Ecologia e Evolução; divulgar de forma clara, objetiva e eficiente o conhecimento científico em ecologia e evolução; e discutir, tanto em âmbito nacional como internacional, os conhecimentos adquiridos, contribuindo para um melhor entendimento da diversidade biológica do Brasil em particular e do nosso planeta como um todo”, completa Samantha Koehler.

25/05/2011 15:22