15 de Dezembro de 2019
Reunião do Conselho Estratégico Universidade-Sociedade aborda orçamento
O Pró-Reitor de Planejamento expôs dados fornecidos pelo TCU que tratam dos contingenciamentos e suas consequências
O foco principal da terceira reunião do Conselho Estratégico Universidade- Sociedade (Ceus), que ocorreu dia 9 de agosto no Anfiteatro da Reitoria, foi o impacto do bloqueio orçamentário para as atividades de ensino, pesquisa e extensão e o funcionamento da Unifesp. A Pró-Reitoria de Planejamento apresentou aos conselheiros dados fornecidos pelo Tribunal de Contas da União (TCU), referentes ao intervalo compreendido entre os anos de 2014 e 2019, evidenciando a redução dos aportes destinados às universidades, que persiste há cinco anos.

Além do Pró-Reitor de Planejamento, Pedro Fiori Arantes, comparecerem ao encontro a reitora da Unifesp, Soraya Soubhi Smaili, a Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Raiane Assumpção, e o Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, Anderson Rosa.

Arantes demonstrou a perda de 39% no orçamento de custeio e de 93,8% no orçamento de capital entre os anos de 2014 e 2019. O orçamento de custeio engloba as verbas destinadas – entre outros itens – às despesas com o fornecimento de água, energia elétrica e telefonia, contratos de prestação de serviços (vigilância, limpeza e manutenção), aquisição de materiais de consumo, concessão de bolsas e auxílios diversos aos estudantes (por meio do Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES), pesquisa e extensão. Já o orçamento de capital abrange gastos com reformas, novas instalações e aquisição de equipamentos e materiais permanentes.

De acordo com o pró-reitor, em 2019 foram bloqueados em 30% os recursos referentes ao fomento das ações de extensão; em 34,5% os referentes aos custos de funcionamento da universidade; e em 30% os referentes ao investimento em obras e reformas. Além do bloqueio orçamentário, existe a restrição imposta pelo limite de movimentação de empenho: de 80% para as despesas de investimento e de 42% para os recursos de custeio.

“Hoje, o valor total de que a universidade precisa e ao qual não tem acesso é R$24,5 milhões (bloqueados) e R$9 milhões (contingenciados). São valores que impedem que cheguemos até o final do ano desfrutando de condições básicas para um funcionamento satisfatório. Foram criados vários grupos de trabalho internos e interuniversidades para estudar o que faremos se os recursos não forem restituídos. Toda universidade faz seu planejamento a partir da Lei Orçamentária, e um corte desse nível implica um efeito dominó em todos os serviços, como segurança, telefonia e limpeza”, assegura.

Para Smaili, a série de medidas impostas colocam a Unifesp em uma situação crítica de restrição. “Estamos chegando aos momentos mais dramáticos da universidade, embora tenhamos experimentado contingenciamentos desde 2015.” Foi citado pela reitora o Hospital Universitário II (HU-2/Unifesp), que atualmente depende de verbas de custeio para seu funcionamento (R$600 mil/mês) e que aguarda essa liberação há quatro meses. “Estamos gerenciando os recursos, mas não sabemos até quando conseguiremos suportar. Nesse ritmo, mais serviços serão gradativamente paralisados, até que não possamos garantir a manutenção dos essenciais. Nós queremos continuar, não queremos parar”, afirma.

MG 2497 MG 2485

Perfil estudantil pode ser alterado

Foram esclarecidas aos conselheiros presentes outras questões pontuais que envolvem os gastos da universidade, como o custo-aluno, que caiu entre 38% e 17% e está fixado hoje em R$24 mil ao ano. O pró-reitor de Planejamento ressalta que o método utilizado pelo TCU para esse cálculo difere do utilizado para o cálculo do MEC, que considera nesses valores o pagamento de inativos, a residência médica e o custeio do Hospital São Paulo (HSP/Unifesp) e de seus servidores.

O pró-reitor também tratou do valor necessário para a formação de um aluno de graduação na Unifesp. “O custo-aluno ficou abaixo do valor praticado no mercado, fixado em R$ 597 mil para o graduando de Medicina e em R$ 100 mil para os graduandos de outras áreas”, explica. “Na pós-graduação, 157 bolsas foram perdidas até agora, compondo uma queda de 63% no fomento à pesquisa”, complementa.

Um dos efeitos mais visíveis a longo prazo, de acordo com Arantes, é a mudança do perfil estudantil. “A universidade pública hoje atende a segmentos sociais que dependem de políticas públicas para que não abandonem os estudos. Para que a universidade permaneça plural, democrática e inclusiva é preciso que haja políticas ativas de permanência. Os dados mostram que o número de alunos com renda familiar de até cinco salários mínimos continua crescendo, juntamente com o número dos que se beneficiam com programas de transferência de renda. Essa característica, porém, está em risco: como o valor da assistência estudantil está estagnado há cinco anos, ou diminuímos o valor da assistência por aluno ou diminuímos o número de alunos atendidos”, finaliza.
13/08/2019 13:33