19 de Junho de 2018
Hospital São Paulo sedia palestra sobre saúde bucal
Vereador Gilberto Natalini apresentou projeto de lei de sua autoria, que institui política municipal de odontologia no âmbito do SUS
No último dia 7 de junho, o Hospital São Paulo, hospital universitário da Universidade Federal de São Paulo (HSP/HU/Unifesp), recebeu o vereador Gilberto Natalini (PV), que apresentou o projeto de lei nº 16.860 (http://documentacao.camara.sp.gov.br/iah/fulltext/leis/L16860.pdf), o qual institui a Política Municipal de Proteção à Saúde Bucal da Pessoa Hospitalizada.

Além de Natalini, compuseram a mesa de abertura a Reitora da Unifesp, Soraya Smaili, a diretora da Escola Paulista de Medicina (EPM), Emilia Sato, o diretor superintende do HSP/HU/Unifesp, José Roberto Ferraro, o vice-presidente da Associação Paulista para o desenvolvimento da Medicina (SPDM), Gaspar de Jesus Lopes, o secretário municipal de Saúde, Wilson Pollara, a coordenadora nacional da Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Lívia de Souza, e o vice-presidente do Conselho Federal de Odontologia, Keller de Martini.

Durante o evento, a coordenadora do grupo de odontologia hospitalar do HSP/HU/Unifesp, Denise Abranches, apresentou aos presentes no anfiteatro a estrutura de atendimento odontológico na instituição desde a seu início até os dias atuais. Denise explicou que, após dois anos da implementação do trabalho de saúde bucal, em especial para os pacientes internados, foi possível reduzir significativamente índices como os quadros de infecções de origem odontológicas e o tempo médio de internação dos pacientes. “Todo esse processo contribui para uma melhora significativa na qualidade de vida do paciente”, completou.

Após a intervenção de Denise, a coordenadora nacional da Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Lívia de Souza, falou a respeito da portaria nº 1.023, que institui um grupo de trabalho com a finalidade de propor a elaboração de ações e estratégias sobre odontologia hospitalar sobre Odontologia Hospitalar no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Um dos pioneiros na área, o HSP/HU/Unifesp foi o hospital convidado pelo Ministério da Saúde para a implementação do programa de Odontologia Hospitalar na cidade de São Paulo.
13/06/2018 17:39
Copyright ©2006-2013 - Departamento de Comunicação Institucional - Universidade Federal de São Paulo
Rua Sena Madureira, 1500 - 4º andar CEP 04021-001 - Tel.: (11) 3385-4116