6 de Julho de 2020
Pesquisa analisa como equipamentos eletrônicos podem auxiliar no isolamento social dos idosos
Trabalho pretende desenvolver ações de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus e de promoção de saúde
O Departamento de Medicina Preventiva da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp) - Campus São Paulo desenvolve pesquisa on-line para entender como o uso de computadores, tablets, celulares e a Internet podem auxiliar na manutenção do isolamento social dos idosos, devido à pandemia de covid-19. O trabalho também pretende investigar a prática de atividade física realizada pelos idosos em quarentena e descobrir quais serviços on-line essa população mais utiliza e sua importância para ela.

"Esperamos encontrar evidências sobre os benefícios das tecnologias com acesso à Internet na manutenção do isolamento social de idosos. O entendimento do problema permite fazer um mapeamento de todos os serviços mais utilizados por eles para futuras ações que visam à prevenção ao contágio pelo novo coronavírus e à promoção de saúde", explica a pesquisadora Ana Bonilha, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da EPM/Unifesp.

A participação consiste em responder quatro seções de questões que englobam: dados sociodemográficos; covid-19, quarentena e isolamento social; uso de computadores, tablets, celulares e Internet; e realização de atividade física, por meio do link: https://redcap.epm.br/surveys/?s=DC7FXHJW4J, o que deve demorar cerca de 20 minutos. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP/unifesp), e todas as informações obtidas por ele serão completamente anônimas, de modo a preservar a identidade do participante.
29/05/2020 10:48
Copyright ©2006-2013 - Departamento de Comunicação Institucional - Universidade Federal de São Paulo
Rua Sena Madureira, 1500 - 4º andar CEP 04021-001 - Tel.: (11) 3385-4116