18 de Novembro de 2019
Documentário da Unifesp se destaca na VI Mostra VideoSaúde
Conteúdo faz parte das ações que celebram os 25 anos da instituição
O documentário “Diálogos entre saberes e sistemas de cura” recebeu menção honrosa na VI Mostra VideoSaúde. Produzido pela Peripécia Filmes, o material fala sobre a atuação da Unifesp na área da saúde indígena, dando ênfase ao Projeto Xingu, o mais antigo programa de extensão da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e ao trabalho da Cátedra Kaapora na troca de conhecimentos com grupos sociais não hegemônicos.

O documentário faz parte de uma série de vídeos que estão sendo produzidos em comemoração aos 25 anos da Unifesp, abordando temas contemporâneos e complexos que afetam populações dos mais diversos contextos e classes sociais, e demonstra uma ação da universidade que envolve ensino, pesquisa e extensão para compreender melhor os temas e atuar na realidade social. “São vídeos que pretendem, ao mesmo tempo, criar um canal de diálogo com a sociedade em defesa da universidade pública e para que a sociedade conheça mais o que fazemos”, explica Pedro Arantes, pró-reitor de Planejamento da Unifesp. Ele ainda celebrou a menção recebida. “Isso ajuda a dar maior repercussão ao vídeo e demonstra a qualidade do material que estamos fazendo. Queremos que esse vídeo chegue tanto a agentes de saúde de todo o Brasil quanto a professores, estudantes e a sociedade de forma geral”, completa.

Por parte da Peripécia Filmes, Caio Polesi, diretor do documentário, afirma que só o fato da indicação para a participação na Mostra já é um privilégio e celebra o recebimento da menção honrosa. “Ficamos lisonjeados com a premiação e com a preocupação da Fiocruz em relação ao importante trabalho que a Unifesp desenvolve na área de saúde indígena”.

Todos os documentários produzidos estão disponíveis na página: https://www.unifesp.br/reitoria/dci/unifesp-25-anos.

Sobre a VI Mostra VideoSaúde

Organizada pela VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz, as mostras são realizadas desde 1992 e divulgam atividades estratégicas de comunicação no campo audiovisual, com o objetivo de ampliar a circulação de produções e debates sociais sobre temas, conflitos, histórias e desafios da saúde pública e da ciência – elementos fundamentais para a consolidação da saúde e do Sistema Único de Saúde (SUS) como direitos constitucionais de toda a população brasileira.

Os vencedores foram escolhidos por meio de votação popular e avaliação de um júri especializado entre 36 obras que foram exibidas no concurso contou. Todas elas farão parte do acervo da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz. A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 24 de outubro, no campus da Fiocruz no Rio de Janeiro.

Saiba mais sobre a VI Mostra VideoSaúde, acessando: https://portal.fiocruz.br/noticia/conheca-os-vencedores-da-vi-mostra-videosaude.

Confira o documentário premiado: https://youtu.be/L-UUJAjN-Ss.

09/10/2019 11:11