18 de Novembro de 2019
Unifesp recebe Secretaria-Executiva da AUGM
Álvaro Maglia e Fernando Sosa apresentaram as atividades do grupo em encontro na Reitoria
A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) recebeu, na quinta-feira (3/10), a visita do secretário-executivo, Álvaro Maglia, e do responsável por Programas e Projetos, Fernando Sosa, da Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM), formada por universidades públicas e autônomas da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. A AUGM visa à integração e à cooperação acadêmica entre as instituições participantes, tendo como missão incentivar o processo de integração por meio de um espaço acadêmico baseado na cooperação científica, tecnológica, educativa e cultural entre seus membros.

“Estamos honrados em fazer parte desse grupo, que possui bastante prestígio e realiza um intenso trabalho na interação e produção de saberes entre as nossas universidades. É momento de fortalecermos essas relações”, disse a reitora da Unifesp, Soraya Smaili, ao abrir o encontro realizado no anfiteatro térreo da Reitoria.

Em sua apresentação, Maglia explicou alguns pontos sobre a atuação da AUGM, fez um breve histórico da rede, criada em 1991, e demonstrou os seus níveis de organização, com destaque para o Conselho de Reitores, que reúne dirigentes das 39 universidades dos seis países integrantes do grupo. “É preciso valorizar a associação como um instrumento de cooperação e conhecimento acadêmico, de integração regional e um instrumento político de educação superior”, relatou o secretário-executivo, reforçando a importância da AUGM.

Dentre os programas, citou os Núcleos Disciplinares (ND), os Comitês Acadêmicos (CA), a Rede de Cidades e Universidades, por exemplo, e apresentou as normativas para mobilidade e convênios de cooperação. A rede promove também as Jornadas de Jovens Pesquisadores, que chega à sua 27.ª neste ano. O evento, que será realizado entre os dias 23 e 25 de outubro, na UFSCar, em São Carlos/SP, contará com a participação de 15 pesquisadores da Unifesp.

Ao final da apresentação, a plateia pôde fazer perguntas e esclarecer dúvidas. Conheça mais sobre a AUGM na página: http://grupomontevideo.org/sitio/institucional/.

Foto: Alex Reipert

03/10/2019 16:13