20 de Abril de 2019
Presidente da Ebserh participa de reunião na Reitoria e visita HU2 e Hospital São Paulo
General Oswaldo Ferreira discutiu questões relacionadas ao Rehuf
O general Oswaldo Ferreira, novo presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), reuniu-se com representantes e gestores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e de seu hospital universitário, o Hospital São Paulo, para discutir questões relacionadas ao Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf). O dirigente esteve acompanhado pelo coordenador de Estratégia e Inovação da empresa, Leandro Ambrósio.

No encontro, que ocorreu na manhã desta sexta-feira (15/3), foi apresentado ao presidente o panorama da estrutura e das atividades das instituições, bem como a importância delas não somente referente à assistência à saúde, mas também no ensino e na pesquisa, por meio da formação de recursos humanos e da produção de conhecimento.

Estiveram presentes na reunião, a reitora da Unifesp, Soraya Smaili, e o vice-reitor Nelson Sass, a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Lia Bittencourt, as assessoras de Relações Institucionais, Gabriela de Brelàz, e de Gestão e Normas, Larissa Beltramim, o presidente do Conselho Gestor do HSP/HU, Rimarcs Ferreira, o diretor-superintendente do HSP/HU, José Roberto Ferraro, as diretoras do Campus São Paulo, Rosana Puccini, e da Escola Paulista de Enfermagem (EPE), Janine Schirmer, e o professor titular do Departamento de Ginecologia, Manoel Batista Castello Girão.

Visitas ao HU2 e Hospital São Paulo

Após o encontro no Gabinete da Reitoria, o presidente da Ebserh visitou as instalações do Hospital Universitário 2 (HU2), cuja primeira fase foi entregue em dezembro de 2018. Ao ser informado que o novo prédio permitirá aumento de produção e qualidade de atendimento à população, o general Oswaldo Ferreira destacou a necessidade de “colocar a excelente estrutura construída em funcionamento o mais breve possível, para que de fato sirva não só para os pacientes, como também para os alunos e futuros médicos”.

Nesse sentido, o presidente da empresa estatal fez questão de ressaltar a importância de o governo enxergar os hospitais universitários como uma grande sala de aula, “garantindo todos os recursos necessários para que esse profissional tenha condições de excelência em sua formação e fazer uso desse conhecimento em prol das pessoas”.

O presidente da Ebserh concluiu sua visita no Hospital São Paulo, onde visitou os setores de Cardiologia e a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Também teve a oportunidade de conhecer brevemente o sistema de gestão informatizado desenvolvido pelo departamento de Tecnologia de Informação do hospital, além de tomar ciência sobre a capacidade não só de atendimento do hospital, como também de formação por meio de seus programas de residência médica e de residência multiprofissional, com a inserção dos chamados não médicos, equipe composta por enfermeiros, psicólogos, odontólogos e assistentes sociais, entre outros profissionais, trabalho pelo qual a Unifesp foi pioneira no país.

18/03/2019 11:23