Dicas para Economizar Energia
Desligue o interruptor de luzes ao sair de um determinado ambiente;
Evite acender a luz durante o dia. Sempre que possível, utilize a iluminação natural abrindo a janela e cortinas.
Quando for possível, instale fotocelulares (aparelhos capazes de perceber a luz do sol, acendendo a lâmpada durante a noite e desligando-a durante o dia) para a iluminação externa, que ligam e desligam automaticamente as lâmpadas.
Desligue a televisão quando ninguém estiver assistindo. Ela representa de 5% a 15% do consumo de uma residência.
Evite ligar torneiras elétricas no verão, quando a água está mais quente.
Procure cozinhar na panela de pressão, assim você economizará gás, pois ela cozinha muito mais rapidamente.
Sabemos que a água entra em ebulição, normalmente a 100ºC. Por isso, não adianta deixar o fogo mais alto ao preparar alimentos, pois a comida não cozinhará mais depressa. Cozinhe sempre em fogo baixo, assim você economizará gás.
Procure não deixar a porta da geladeira aberta por muito tempo. Retire de uma só vez todos os ingredientes necessários para a preparação de sua comida.
Quando o calor não estiver intenso, use um ventilador de teto ao invés do ar condicionado, pois o ventilador de teto gasta menos energia. Outra opção é usar os dois aparelhos ao mesmo tempo: ligue o ventilador de teto e regule o ar condicionado no mínimo.
Use lâmpadas fluorescentes, que reduzem o consumo e duram dez vezes mais que as lâmpadas incandescentes.
Procure comprar eletrodomésticos de baixo consumo energético e que possuam o selo Procel.
Desligue seus eletrodomésticos. Não deixe seus aparelhos em “standby”, pois as luzinhas vermelhas gastam energia.
No inverno regule a temperatura interna da geladeira e do freezer, pois ela não precisa ser tão baixa quanto no verão.
Ao terminar de lavar a roupa, retire-a o mais rápido possível da máquina de lavar, pois as roupas deixadas na máquina durante muito tempo ficam amassadas, e exigem mais tempo para passar a ferro, o que consome mais energia elétrica.
Dê preferência a alimentos frescos ao invés de congelados, pois a comida congelada consome até dez vezes mais energia para ser produzida.
Quando precisar substituir seu velho monitor por um novo, dê preferência a um monitor de LCD, que é mais econômico; além de ocupar menos espaço.
Quando estiver hospedado em um hotel, opte por não trocar as toalhas e os lençóis todos os dias, assim você economizará água e energia.
Use mais a escada ao invés do elevador. Assim você faz um bom exercício e economiza energia.
Retire o carregador do celular da tomada quando não estiver sendo usado, pois ele continua consumindo energia só por estar ligado.
Quando possível, instale o equipamento para utilizar energia solar, que é limpa e eficiente, para aquecer a água de casa. A economia que você terá em sua conta de luz cobre o custo da instalação do equipamento em até três anos.
Procure comprar alimentos que sejam produzidos na sua região; assim, você contribuirá para a economia de combustíveis e, conseqüentemente, para a diminuição da poluição; além disso, incentivará o crescimento de sua comunidade.
(Fonte: Ecocidadão – Sec. Meio Ambiente)